O poder do Brainstorming

Nada melhor do que estrear o nosso blog com o tema Brainstorming, que é uma ferramenta potentíssima, porém pouco usada.

Já se deparou com problemas em que não via alternativas para resolver? Isso é muito comum, até mesmo nas grandes empresas. Mas existem formas simples, baratas e eficazes para encontrar as alternativas. Uma delas (se não é a mais eficaz, é uma das melhores ferramentas) é o Brainstorming.

Afinal o que é Brainstorming?

A ferramenta foi popularizada pelo escritor Alex Osbourn com a intenção de criar alternativas para solução de problemas em projetos e até para a criação de novos projetos. No Brasil também é conhecido como “Tempestade de Ideias”.

Inicialmente foi muito utilizada para resolução de problemas (esta é principal inicial do brainstorming) mas com o tempo foi sendo utilizada e com sucesso em outras ocasiões como desenvolvimento de novos produtos/serviços, tomada de decisões, melhorias de produtos/serviços ou processos entre outras tantas funções…

O brainstorming pode ocorrer de forma individual ou coletivo, onde os envolvidos despertam diversas ideias como alternativa para atingir o objetivo. Um bom exemplo de brainstorming é a forma como Dr House e sua equipe descobrem as doenças de seus pacientes e as solucionam.

house

Dr House reúne sua equipe com um problema (doença) a ser resolvido. No momento da “discussão” todos já sabem o problema exato e suas consequências – conhecer o problema e consequências é extremamente importante durante o brainstorming, para ter uma solução eficaz – após a identificação do problema, é dado por cada um soluções (alternativas) para resolver o problema em questão.

house 1

O próximo passo é avaliar as alternativas propostas. Seguindo o nosso exemplo, o Dr House orienta que seja feito um exame para avaliar uma das alternativas sugeridas. Avaliada as alternativas e suas consequências, positivas e negativas, chegou o momento da escolha.

Não se engane que acabou por aqui, temos outro passo muito importante a ser feito, a avaliação do resultado. Sim, ela pode dar errado e aí entra a importância da avaliação, para ser feito um novo brainstorming, para uma nova solução.

Pontos Importantes:

  • Mantenha sempre o foco e o envolvimento do grupo;
  • Evite menosprezar alguma ideia, por mais sem nexo que ela pareca ser;
  • Trate todos do grupo de forma igual;
  • Determine um tempo para o Brainstorming;
  • Utilize outras ferramentas de apoio durante a Brainstorming. Como Diagrama Espinha de peixe, Canvas entre outras, que serão temas para outros posts.
  • Procure sempre usar um quadro de anotações que todos possam ver os “sintomas” e as alternativas a serem discutidas;

 

CONCLUSÃO

Evite cair na armadilha da rotina onde se resolve sempre os problemas com as mesmas alternativas que muitas das vezes apenas remediam o problema e não as resolvem. Veja a brainstorming com um tempo investido no seu negócio e não como um tempo gasto em problemas que acha que pode ser remediado, depois isso se tornará um problema grave e urgente, não deixe chegar a esse ponto.

Falar ou escrever é fácil, agora fazer … Para isso faça com frequência, gere experiencias e evolua sempre suas discussões, isso tornará fácil fazer!

E por fim, tome sempre atenção com o interesse e envolvimento do grupo, são eles que irão criar alternativas que podem ser fundamental para seu objetivo. Estimule sempre a todos darem sua contribuição sem medo de errar, vou usar uma frase de Robert T Kiyosaki e Sharon L Lechter no livro Pai rico e pai pobre para dimensionar a importância em não ter medo, “A principal diferença entre uma pessoa rica (com sucesso) e outra pobre (sem sucesso) está em como elas lidam com esse medo”.

Espero ter ajudado, deixe abaixo seu comentário, dúvidas, críticas ou elogios.

SUCESSO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s